Para que serve uma Floresta Plantada?

As Florestas Plantadas são criadas para exploração de madeira e seus subprodutos.

Ou seja, elas são plantadas para serem colhidas depois de um determinado período de tempo, guardando semelhança com outras culturas agrícolas sazonais, como cana-de-açúcar, soja e milho.

A principal vantagem que a Floresta Plantada oferece é diminuir a pressão sobre a vegetação nativa, no caso, o Cerrado.

O cultivo, manejo e colheita, quando bem executados, garantem menos impacto ambiental, renda, emprego e produtos madeireiros que a sociedade tanto demanda.

As atividades produtivas que envolvem as Florestas Plantadas contribuem para a conservação da vegetação nativa, da fauna nativa, do ecossistema, e das pessoas que nele vivem. 

Florestas Plantadas e mudanças climáticas

Enquanto as árvores crescem e se desenvolvem, elas captam carbono da atmosfera. Juntando esse CO2 com a luz solar, com a água, e, por meio de reações físicas e químicas, as árvores produzem a celulose. 

Devido a esse processo, e quando bem manejadas, as Florestas Plantadas, contribuem para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global.

Florestas Plantadas e contaminação do ambiente

Essa cultura agrícola não utiliza fertilizantes e agrotóxicos em larga escala, diferente de outras culturas como soja e sorgo.

Devido a essa característica produtiva a possibilidade de contaminação do solo e da água subterrânea ou de rios e riachos próximos é reduzida.

O que uma Floresta Plantada não faz?

Apesar de tantas vantagens ambientais, as Florestas Plantadas não são bons ecossistemas para espécies nativas do Bioma Cerrado. 

Elas são Florestas Vazias, apenas algumas poucas espécies, principalmente de pequenos roedores, conseguem se adaptar a esse ecossistema.

As Florestas Plantadas não produzem o alimento e as condições ambientais necessárias para sustentar a diversidade de espécies de animais como aves e de pequenos mamíferos do bioma Cerrado. 

Pesquisas comprovam que, apesar de serem menos danosas do que outras culturas agrícolas sazonais, elas não substituem, nem de longe, a vegetação nativa quando a intenção é a conservação da biodiversidade.

Toda a madeira processada pela FCS ENGENHARIA FLORESTAL é proveniente de Florestas Plantadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *